Terapia Miofuncional
O que é a Terapia Miofuncional?
A Terapia Miofuncional é a área clínica que avalia e intervém nas alterações funcionais do sistema estomatognático – Respiração; Deglutição; Sucção; Mastigação e Fala.
A alteração destas funções resulta numa relação consequente com alterações de outros sistemas, nomeadamente o digestivo, respiratório, metabólico-endócrino e o postural-propioceptivo. Algumas alterações miofuncionais orofaciais comuns são:
alterações ventilatórias durante o sono – apneia ou hipopneia do sono (baixo tónus das estruturas faríngeas e da língua com colapso muscular e bloqueio do espaço ventilatório)
alterações do modo respiratório (respiração oral/predominantemente oral)
o padrão de deglutição imaturo ou adaptado (apoio dentário de língua e utilização excessiva de musculatura acessória)
postura em repouso das estruturas orofaciais (especificamente lábios entreabertos e língua em postura baixa com pressão mantida nos dentes anteriores e/ou nas estruturas faríngeas posteriores)
alterações do padrão mastigatório (mastigação imatura/anteriorizada, mastigação unilateral)
alterações do padrão de sucção nutritiva (aleitamento no bebé)
Como são realizados os tratamentos?
A Miofuncionalidade Orofacial é uma especialidade sempre inserida em equipa multidisciplinar e que trabalha em sinergia constante com as outras áreas clínicas. O trabalho é realizado de forma direta – em gabinete – e de forma indireta – com exercícios para realização frequente em casa para garantir a eficiência dos resultados.
A duração do acompanhamento está diretamente relacionada com a colaboração dos pacientes uma vez que o trabalho é muscular e neuro-motor e a sua eficácia depende da correta estimulação das estruturas tanto em quantidade (frequência de realização) como em qualidade (correta realização).
A frequência do acompanhamento em gabinete é maior no primeiro mês e tende a espaçar até ao modelo de follow-up anual mediante constante avaliação por parte do clínico.