Dermatologia
O que é a Dermatologia?
A dermatologia é a especialidade médica que se dedica à prevenção, diagnóstico e tratamento médico ou cirúrgico de patologias relacionadas com a pele, cabelos, pêlos, unhas e mucosas (cavidade oral e genitais).
Esta especialidade atua desde o combate de doenças inflamatórias, infecciosas ou auto-imunes, nas doenças sexualmente transmissíveis até ao tratamento de cancros cutâneos. Algumas das patologias mais frequentes são:
Infeção por fungos (tinha, pitiriase versicolor)
Infeção por bactérias (impetigo, erisipela)
Doenças dermatológicas pediátricas
Doenças de transmissão sexual
Cancro da pele: melanoma e outros tumores malignos
Infeção por vírus (herpes, verrugas, molusco contagioso)
Patologia das unhas
Vitiligo e outras alterações da cor da pele
Doenças relacionadas com exposição solar
Alterações capilares (alopécia – queda de cabelo)
Nevos (sinais cutâneos) e outros tumores benignos
Acne
Dermatite atópica
Dermatites de contacto e outros eczemas
Psoríase
Dermatite seborreica
Rosácea
É normal ganhar sinais? E porque nascem tantos?
O aparecimento de sinais é um fenómeno natural que se observa em praticamente todas as pessoas. Alguns sinais podem já estar presentes desde o nascimento e o normal é surgirem novos sinais ao longo de toda a vida.
O aparecimento está relacionado com a predisposição genética e a quantidade de exposição ao sol. A gravidez, a utilização de solários ou a realização de tratamentos de oncologia (radioterapia e/ou quimioterapia) também podem influenciar o aparecimento de sinais.
Quando me devo preocupar com sinais?
Nestes casos, é motivo para procurar aconselhamento médico e justifica-se a marcação de uma consulta de dermatologia. Devemos ficar atentos em caso de:
- Se ficaram ásperos
- Se apresentarem algum outro sintoma
- Alteração de um sinal ou o seu crescimento rápido, em qualquer idade:
- Se os sinais mudaram de cor ou de tamanho
- Se começarem a sangrar
- Se apresentarem prurido (comichão)
- Aparecimento de um novo sinal, diferente dos restantes, sobretudo após os 50 anos
O que é a regra ABCDE?
É um auto-teste que pode fazer em casa para analisar os seus sinais. Em caso de identificar alguma destas características deve marcar consulta com o dermatologista.
O que é a alopécia areata?
A alopécia areata é uma doença auto-imune, em que o próprio corpo ataca os folículos pilosos, levando à sua queda.
Pode provocar peladas (falta de pêlo) no cabelo, barba ou pelo corpo. Podem ser localizadas e de pequenas dimensões, afetar grandes áreas do couro cabeludo ou, até mesmo, levar à perda do cabelo (alopécia areata total) e de todo o pêlo no corpo (alopécia areata universal). Pode surgir devido a:
- Auto-imunidade
- História familiar da doença
- Stress
- Fatores psicológicos
- Associação com outras doenças
Perguntas Frequentes
A psoríase é uma doença crónica da pele, de natureza auto-imune, uma vez que surge quando o sistema imunitário emite sinais anómalos que aceleram o normal ciclo de crescimento das células da pele. É muito comum e não é contagiosa.
Há vários tipos de psoríase. A forma mais comum caracteriza-se pela presença de placas vermelhas, salientes e a cobertas por uma área esbranquiçada (escamas), que corresponde a células de pele morta). As suas manifestações podem ser ligeiras, moderadas ou graves, dependendo da extensão de pele afetada.
Os solários não são mais seguros do que a exposição solar. A exposição à radiação ultravioleta emitida pelos dispositivos de bronzeamento artificial (solários) tem efeitos negativos bem documentados na saúde humana.
Os solários não são um método seguro nem recomendado para prevenir as queimaduras solares e dano do DNA induzido pela radiação ultravioleta do sol. O uso de solário é responsável por uma quantidade significativa de cancros da pele, especialmente em pacientes expostos a essa prática em idade jovem, envelhecimento prematuro da pele, imunossupressão, queimaduras na pele e danos oculares.
Os solários não são uma forma segura de produzir vitamina D. Os solários induzem o envelhecimento precoce da pele, nomeadamente o aparecimento de manchas, rugas e perda de elasticidade e firmeza da pele.
- Crescimentos incomuns na pele
- Edemas (inchaços)
- Hemorragias (sangramento) ou feridas
- Manchas escamosas ou escuras
- Lesões cutâneas assimétricas
- Lesões com bordas irregulares
- Prurido (comichão)
- Entre outros.