Excerto Gengival
Ver maisPeriodontologia
O que é a Periodontologia?
A periodontologia é uma área da medicina dentária que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças que afetam os tecidos de suporte dos dentes, como a gengiva, o osso alveolar e o ligamento periodontal. As patologias periodontais mais comuns são a gengivite e a periodontite.
A gengivite é uma inflamação reversível das gengivas que geralmente é causada pela placa bacteriana acumulada nos dentes. Se não for tratada, a gengivite pode progredir para a periodontite, uma condição mais grave, na qual existe perda óssea. No limite, a periodontite pode levar à perda de dentes se não for tratada adequadamente.
O profissional de saúde, realiza exames clínicos e radiográficos para avaliar a saúde dos tecidos periodontais, procedimentos de higienização oral profissional, raspagem e alisamento radicular e cirurgias periodontais, quando necessário. O objetivo principal do tratamento periodontal é eliminar as infecções bacterianas e restaurar a saúde dos tecidos periodontais, promovendo a estabilidade dos dentes em boca.
Além disso, a periodontologia também desempenha um papel importante na reabilitação oral e na estética do sorriso. É possível realizar procedimentos como: alongamento coronário, enxertos de gengiva e enxertos ósseos, para restaurar a saúde e aparência dos tecidos periodontais.
“Quando eu me rio mostro demasiada gengiva. O que se pode fazer para corrigir isso?”
Hoje em dia, um sorriso estético não se baseia apenas em fatores dentários (forma, cor, e alinhamento dos dentes), mas implica também a presença de tecidos periodontais saudáveis, com um contorno gengival harmonioso.
A avaliação de um paciente para aumento de coroa clínica requer uma análise do ponto de vista estético, periodontal e restaurador. A avaliação estética deve definir se existe um excesso de gengiva visível ou se por outro lado existe um tamanho pequeno das coroas dos dentes.
Neste sentido, a correção do sorriso gengival pode implicar o recurso a técnicas restauradoras, técnicas cirúrgicas e/ou ortodônticas, que visam diminuir a exposição gengival no sorriso, de modo a preservar a integridade dos tecidos que envolvem os dentes.
É importante consultar um médico-dentista, para determinar qual o procedimento mais adequado para o seu caso específico, levando em consideração as necessidades e objetivos individuais.
O que é o alongamento coronário?
O alongamento coronário é um procedimento cirúrgico que visa aumentar a coroa do dente, por motivos estéticos e/ou funcionais.
É realizado quando há um excesso de tecido gengival que cobre os dentes, causando uma aparência gengival desproporcional, e/ou quando há uma quantidade insuficiente de coroa dentária exposta.
Neste procedimento, a coroa do dente é aumentada à custa da remoção de gengiva, osso ou ambos.
É importante consultar um médico dentista para diagnosticar a causa do problema e adequar o tratamento mais indicado para o seu caso específico.