Ortodontia
Ver maisOrtodontia e Ortopedia Facial
O que é a Ortodontia?
A ortodontia é a área da medicina dentária que se dedica à prevenção, interceção e correção da posição dos dentes e dos maxilares. Pode atuar desde o desenvolvimento do complexo maxilo-facial (crianças) até ao período pós maturação das estruturas dento-faciais (adultos).
O objetivo principal do tratamento é obter a melhor adaptação e proporção entre as estruturas maxilares e faciais, assim como uma oclusão funcional e estética. A Ortodontia tem um grande impacto na qualidade de vida.
Hoje em dia, cada vez mais é importante trabalhar de forma multidisciplinar. Portanto a ortodontia tem o papel de comunicar e de se articular com outras áreas médicas, nomeadamente: reabilitação oral, periodontologia, cirurgia maxilo-facial, terapia miofuncional, otorrino e fisioterapia/osteopatia. Existem três tipos de ortodontia:
Baseia-se na prevenção de problemas em crianças durante o crescimento facial e durante o processo da troca da dentição de leite. É exercida no sentido de conservar a integridade do que parece ser a oclusão normal num determinado momento. Tenta evitar os efeitos indesejáveis do meio ambiente ou qualquer fenómeno que possa alterar o curso normal dos acontecimentos. Como por exemplo:
- Tratamento de cáries
- Eliminação de hábitos orais nocivos (chupeta, sucção digital), que podem interferir no desenvolvimento normal dos dentes e dos maxilares.
- Conservar as posições corretas de dentes
- Conduzir a erupção dentária a uma posição correcta
Visa reconhecer e intervir nas más posições do complexo dento-facial, assim que são detetadas, numa fase o mais inicial possível, na tentativa de evitar um desenvolvimento craniofacial incorreto em adultos.
A intervenção ortodôntica precoce contribui, de forma significativa, para diminuir a gravidade das más oclusões, permitindo um tratamento corretivo mais rápido e com menor complexidade.
Em algumas situações, a intervenção apropriada pode solucionar de forma definitiva os problemas oclusais, evitando qualquer tipo de tratamento futuro, pois elimina interferências no crescimento e desenvolvimento dos dentes e ossos maxilares, viabilizando a obtenção de oclusão e estética facial satisfatórias.
Reconhece a existência da má oclusão e foca-se na correção do problema já instalado. Existe a necessidade de empregar certos procedimentos técnicos para reduzir ou eliminar o problema e as suas sequelas.
Atualmente, existe uma grande variedade de aparelhos fixos e removíveis especialmente concebidos para movimentar os dentes e os próprios maxilares para as posições desejadas.
É importante referir que uma atitude preventiva e/ou intercetiva não garante que o paciente não venha a necessitar de tratamento correctivo.
Ortodontia com alinhadores invisíveis
É um tipo de ortodontia estética baseada no uso de aparelhos plásticos (alinhadores), que envolvem as coroas dentárias e pela sua flexibilidade geram pequenos movimentos dentários que, de forma progressiva, movimentam os dentes para as posições desejadas.
“É uma técnica e não um produto ou marca”
Vantagens para o paciente
- Estética: processo de fabrico permite criar um alinhador com alta transparência e baixa espessura, pouco perceptível a distâncias sociais;
- Sem limitações sociais e laborais;
- Tratamento personalizado, único para cada paciente: dispositivos de tecnologia avançada, reduzem ao máximo os possíveis erros técnicos, desenhados de forma individualizada, de acordo com o plano de tratamento personalizado;
- Removível: pode ser removido para comer e higienizar.
- Resultados previsíveis: comunicação previsível de tempos de tratamento, limitações e resultados
- Menos tempo de cadeira e menos visitas ao dentista: Evita consultas de urgência, e as consultas de controlo podem ser mais espaçadas, a cada 4, 6 a 8 semanas.
- Adaptação fácil: menos desconforto. Os alinhadores são finos (0,75mm), ajustados aos dentes, não têm zonas afiadas e não provocam nenhum tipo de ulceração nas mucosas ou lábios.
Casos Clínicos
Somos uma equipa multidisciplinar e em constante formação. Trabalhamos de forma integrada e coordenada para obter os melhores resultados e prestar um serviço de elevada qualidade.
Problemas mais frequentes
Verifica-se uma espaço entre os dentes superiores e inferiores.
Esta maloclusão pode ser causada por hábitos anormais (chupeta, sucção digital e língua), padrão de crescimento alterado e posição anormal da língua. É importante o seu diagnóstico e correção precoces.
Há um trespasse vertical excessivo entre os dentes superiores e inferiores.
São falhas ou espaços entre os dentes. Podem surgir por ausências dentárias, por tamanhos dentários desproporcionais ou por excesso de espaço disponível.
Ocorre quando os dentes inferiores encaixam por fora dos dentes superiores.
Esta maloclusão pode ser causada por padrões de crescimento alterados e mau posicionamento dentário. É importante o seu diagnóstico e correção precoces.
Ocorre quando há falta de espaço para os dentes na arcada dentária.
Ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.
Ortodontia para Adultos
Dra. Catarina Caetano
A Dra. Catarina Caetano é fundadora e diretora clínica da CClinic em Leiria. É médica dentista formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra em 2013 e dedica-se à área de ortodontia e ortopedia dentofacial.
Realizou cursos e formações internacionais (Espanha, Brasil e Estados Unidos) em alinhadores, micro-implantes e cirurgia ortognática.
Ortodontia para Crianças
Dra. Diana Pedrosa
A Dr. Diana Pedrosa é médica-dentista na CClinic em Leiria, dedicando-se às áreas de Odontopediatria e Ortopedia Funcional.
É formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e concluiu cursos na área de Ortodontia e Ortopedia Funcional. Realizou também formação na área de alinhadores invisíveis e micro-implantes.