Cirurgia Oral
O que é a Cirurgia Oral?
A cirurgia oral é a área da medicina dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico de alterações, lesões e patologias da cavidade oral e estruturas anexas, incluindo a língua, lábios e ossos maxilares.
Esta especialidade apresenta um campo de atuação bastante extenso, incluindo:
É necessário extrair sempre os dentes do siso?
Não. Se os seus dentes do siso não apresentarem qualquer tipo de patologia, não estiverem a danificar os dentes vizinhos e se estiverem numa posição correta, podem perfeitamente ser mantidos.
É importante salientar que é necessário garantir uma adequada higiene oral.
Como são os últimos dentes o acesso da escova e fio dentário pode ser mais dificultado.
Cirurgia de extração dos dentes do siso
Diagonóstico
Antes de se proceder com a extração do 3º molar é necessário um correto diagnóstico para que a cirurgia oral seja o mais previsível possível. Os exames complementares de diagnóstico tais como a ortopantomografia e CBCT são as ferramentas de eleição para avaliar a posição e relação destes dentes com os dentes e estruturas anatómicas vizinhas.
Cirurgia
A extração dos dentes do siso é um procedimento que é realizado com o recurso a anestesia local e em ambiente de consultório. Se o dente estiver completamente erupcionado a sua remoção é feita com recurso à extração simples. Caso o dente esteja incluso ou semi-incluso é necessário descolar a sua gengiva e poderá ter que se cortar o seu dente para o remover por porções ou até mesmo remover algum osso à volta do dente em questão.
Pós-Operatório
No final da cirurgia a ferida cirúrgica é devidamente suturada e acondicionada para que a recuperação seja o mais favorável possível.
Porque se devem tirar os dentes do siso?
Os dentes do siso são normalmente os últimos dentes a erupcionar na cavidade oral. A sua erupção pode demorar até vários anos após a erupção dos restantes dentes ou podem nem sequer chegar a erupcionar parcial ou completamente na cavidade oral (dentes inclusos ou semi-inclusos).
Várias são as razões que levam à necessidade de extração dos dentes dos sisos:
- Presença de lesão de cárie
- Quando o dente do siso não consegue erupcionar completamente na arcada (dente semi-incluso).
- Quando o dente do siso está a erupcionar na direção errada, podendo afetar o dente adjacente.
- Quando estamos perante algum problema periodontal
- Falta de espaço
Cuidados após um tratamento cirúrgico
Após um procedimento cirúrgico devem ser tomadas algumas precauções para que a recuperação seja relativamente rápida e para que se evitem complicações: